SERVIÇOS PRESTADOS
Qualidade e tecnologia a serviço da sua saúde bucal!
Diagnóstico preciso você encontra na Sorriso Imagem, Radiografia Digital e Tomografia Odontológica.
A Tomografia Computadorizada é um exame não invasivo, rápido e de alta precisão, considerada a principal escolha para imagens da estrutura óssea bucal. A maior vantagem da TC é que as imagens são tridimensionais (3D) e capturadas em “fatias”, permitindo a visualização dos tecidos de forma distinta.
As imagens mais precisas da TC facilitam para que o cirurgião conheça com exatidão o osso em altura (cima para baixo), largura (direita para a esquerda) e profundidade (dentro para fora).
Importância
– Identificar se há altura e largura o suficiente para fixação do implante ou se há necessidade de enxerto ósseo.
– É muito útil na avaliação de patologias na região de cabeça e pescoço. Ela avalia a presença ou extensão do tumor envolvendo a maxila ou mandíbula, infecção ou outra patologia.
– Identifica o processo patológico e possibilita sua reconstrução em três dimensões auxiliando o cirurgião no plano de tratamento.
– É o melhor exame para localizar dentes não irrompidos, tanto em sua forma, como posição. A sua exatidão permite ao cirurgião dentista planejar com precisão a cirurgia, seja para tracionamento ou extração, com segurança e rapidez.
– A avaliação das tábuas ósseas é fundamental para o ortodontista saber se pode ou não movimentar o dente, com qual força e em qual sentido. Sem esta avaliação, poderia o dente ser movimentado para uma região onde não há osso e o dente ser perdido por estar sem suporte ósseo.
– Nos permite saber o posicionamento do siso e sua raiz, em relação ao nervo alveolar, na mandíbula e a cavidade sinusal, na maxila. O nervo alveolar inferior (pontos em laranja) pode estar sendo “abraçado”, pela raiz do siso, podendo causar uma lesão no nervo, na cirurgia de extração do dente do siso.
O escaneamento digital chegou na odontologia para substituir a moldagem tradicional com a “massinha” de alginato. Ele promove, através de diversas imagens em 3D, a cópia exata da boca do paciente, que pode ser exportada em arquivo STL, e que possui diversas indicações:
1- Prótese – Substitui a moldagem tradicional e proporciona maior agilidade e conforto na etapa clínica da preparação da prótese.
2- Ortodontia – Facilita o planejamento ortodôntico e a colagem indireta de braquetes, possibilita a confecção de alinhadores, e de guia para cirurgia de micro implantes
3- Implantodontia – Facilita o planejamento da cirurgia e possibilita a produção de guias cirúrgicos para otimizar a execução da cirurgia de colocação do implante.
Importância
Este exame reduz drasticamente as variáveis que podem levar ao erro na moldagem, aumentando a precisão e a rapidez de alguns procedimentos, que passaram a ser digitais. A RADIODOC disponibiliza este serviço em todas as suas unidades, acompanhando a evolução da odontologia.
Laudos radiográficos emitidos por radiologistas experientes, com recursos de informática, permitindo ao cirurgião dentista um tratamento seguro, baseado em informações confiáveis.
Nossos radiologistas estão sempre à disposição para esclarecer dúvidas dos cirurgiões dentistas.
A radiografia panorâmica é um raio-x que engloba o complexo maxilomandibular, ou seja, trata-se de um exame de imagem que possibilita visualizar estruturas internas da região da boca. É uma das técnicas radiográficas mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades da odontologia.
Isso porque, com esse exame, o dentista tem uma boa visualização de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas. As imagens são de fácil compreensão para o dentista, que pode emitir um diagnóstico preciso e definir o melhor tratamento para cada pessoa.
PERIAPICAL
Abrange o dente em toda a sua extensão: coroa, raiz e os tecidos de sustentação. Essa é a radiografia mais usada em odontologia, prática comum nos consultórios odontológicos. Ela é dividida em regiões específicas da boca, com imagens detalhadas dos incisivos centrais, caninos, incisivos laterais, molares e pré molares.
Esta técnica é utilizada para mostrar com a maior quantidade de detalhes possível os elementos dentais e os tecidos ósseos adjacentes.
OCLUSAL
Técnica radiográfica que examina grandes áreas da maxila e da mandíbula, e é indicada para detectar fraturas, patologias, corpos estranhos ou anomalias intrabucais. Fornece imagens no plano axial (súpero-inferior).
Esta técnica geralmente é indicada como um exame complementar, pois o filme utilizado é maior do que o convencional, e devido a diferença de tamanho, há uma área de exame em maiores proporções, comparada à técnica Periapical.
INTERPROXIMAL
Também conhecida como “Bite-Wing”, esta técnica visualiza as coroas dos dentes molares e pré molares (superiores e inferiores) no mesmo filme, com precisão para o diagnóstico de lesões de cárie, cristas marginais, pontos de contato e presença de tártaro.
MÉTODO DE LOCALIZAÇÃO
Técnicas radiográficas Periapicais que tem como função dar a noção tridimensional das estruturas pesquisadas, facilitando a localização das mesmas, como dentes inclusos, dentes supranumerários, lesões e fraturas. Os mais usados são o método de Clark, método de Miller-Winter, modificação de Donovan e Radiografias conjugadas.
RADIOGRAFIA CARPAL
É realizada uma radiografia da mão e punho para determinar o estágio de crescimento do paciente através da idade óssea. Com esse exame pode-se avaliar a relação entre sua atual fase de crescimento e o pico de crescimento da puberdade, fornecendo informações sobre a previsão cronológica de crescimento máximo.
Muito usada para tratamentos onde é necessário aproveitar o crescimento esquelético e idade biológica do paciente para um resultado mais efetivo.
RADIOGRAFIA ATM
Trata-se de uma radiografia da articulação da mandíbula. A ATM (articulação têmporo-mandibular) é a articulação da mandíbula com o crânio e, nesta radiografia, é possível observar os componentes ósseos envolvidos.
Este exame é realizado de três jeitos: com a boca aberta, fechada e em repouso. Esta radiografia pode ser um fator decisivo na hora de apresentar o diagnóstico final do paciente.
RADIOGRAFIA PANORÂMICA
Radiografia em 180 graus abrange todos os dentes e as regiões ósseas adjacentes, fornecendo uma imagem ampla e completa da boca. É a radiografia extrabucal mais indicada pelos profissionais da odontologia, pois envolve uma parcela de radiação muito pequena.
É indicada para avaliação inicial da saúde bucal, avaliação do tratamento ortodôntico, análise do crescimento da arcada dentária de uma criança, avaliação da articulação da mandíbula, entre outros.
TELERRADIOGRAFIA LATERAL
Esta técnica radiográfica é utilizada na hora de planejar o tratamento ortodôntico do paciente, pois através dela é possível avaliar o crescimento e o desenvolvimento da mandíbula e do maxilar em relação à base do crânio. É feita a partir de três projeções principais, dependendo da parte do rosto que será analisada.
TELERRADIOGRAFIA FRONTAL
Já a Telerradiografia Frontal tem o objetivo de avaliar o crescimento lateral do crânio e avaliar se ele possui alguma anomalia de crescimento ou algum problema de simetria na mandíbula. A partir desta técnica é possível visualizar os seios frontais, seios etmoidais, seio esfenoidal, septo nasal e conchas nasais, além de partes do corpo da mandíbula.
OUTRAS TÉCNICAS EXISTENTES SÃO:
-
Towne
-
45 Graus
-
Axial de Hirtz
-
P.A. de Mandíbula
-
Seios da Face (Waters)
-
Lateral de Mandíbula para Corpo
-
Lateral de Mandíbula para ângulo e Ramo
A Sorriso Imagem, presta serviços de diagnóstico por imagem odontológico.
Para saber mais entre em contato através do nosso WhatsApp: 41. 3557-6283.
“Atendimento rápido, resultado pode ser retirado online, equipamentos modernos e local de fácil acesso com estacionamento gratuito. Atendimento com horário marcado. Fomos bem atendidos, recomendo.”
“Levei minha filha, foi muito rápido, fácil acesso e estacionamento gratuito. Recomendo, atendimento com horário agendado sem atrasos.”
“Fiz meu exame e o resultado foi retirado online pela minha dentista, local bem localizado e equipamentos modernos. Recomendo, melhor clínica de Pinhais.”
Tecnologia 2D
• Programas anatômicos com 12 configurações para adaptar-se a morfologia e a mandíbula do paciente;
• Ponto focal com espessura aumentada para minimizar possibilidades de erros nas imagens;
• Gerador de raios-X de alta frequência para obter uma radiação constante e contraste perfeito;
• Última geração de sensor CMOS para imagens digitais nítidas;
• Rápido tempo de aquisição de imagem para minimizar o risco de movimento do paciente;
• Poderosos filtros para ajustar com um clique o contraste e nitidez das imagens;
• Algoritmo que minimiza sombra da coluna vertebral.
Tecnologia 3D
• Facilidade em planejamento de implantes e reports;
• Software de imagem 3D intuitivo e abrangente;
• Integração perfeitamente com outras soluções de imagem digital (exporta DICOM);
• Software totalmente compatível com DICOM;
• Compatível com softwares de imagem
NobelGuide™, Simplant® e Sure Smile;
• Recursos de planejamento de implante;
• Facilidade no compartilhamento de imagens para uma melhor comunicação;
• Integração de imagens para registros dos pacientes;
• Relatório de impressão fácil e personalizável.